CURIOSIDADES CULTURAIS DA ALEMANHA PARTE I

Finalmente você decidiu e resolveu que a Alemanha será o seu destino de intercâmbio! As
malas estão prontas, os documentos em mãos e você está esperando ansiosamente o grande dia da viagem.

Espera um pouquinho e vamos conversar! Sempre que nos deparamos com uma cultura
diferente é importante saber algumas coisinhas, curiosidades e regras desse lugar.

Claro que você iria descobrir na prática, mas vamos combinar que chegar sabendo evita uma
série de situações desagradáveis, não é? Nada de passar vergonha!

Pensando nisso, criamos essa série de 2 posts sobre algumas diferenças culturais, hábitos e
particularidades do povo alemão. Preparado? Vamos lá.

SEJA PONTUAL

SEMPRE! Aqui no Brasil temos o costume de marcar horário e chegar algum tempo depois. Na Alemanha eles levam a pontualidade muito a sério. Se marcarem com você às 9h, chegue às 9h. Vai atrasar 5 minutos? Ligue e avise! Peça desculpas e se achar necessário, leve um presentinho para se desculpar. Os alemães entendem que nosso tempo é precioso e fazer alguém esperar é extremamente grosseiro.

NA OKTOBERFEST

O traje festivo típico das alemãs (chamado de Dirndl) possui um avental. Você sabia que o laço do avental diz tudo sobre o estado civil da moça? Se ele estiver do lado esquerdo, ela é solteira. Do lado direto, ela está em um relacionamento sério, é noiva ou casada. Atrás, viúva, mas as garçonete também costumam amarrar o laço atrás.

LADO CERTO NAS ESCADAS

Na Alemanha (e vale para outros países também), o costume é se posicionar sempre à direita nas escadas e esteiras rolantes. O lado esquerdo tem que ficar liberado para as pessoas que estão com pressa (lembra da pontualidade?).

kyle tran 4D9W Jci84 unsplash - ePlanet

BATENDO NA MESA

Não se assuste se presenciar essa cena: quando se encontram em bares ou restaurantes, por exemplo, a pessoa que chega bate 3 vezes na mesa e as demais respondem igualmente. Outro costume parecido acontece nas universidades: ao terminar a aula, os alunos costumam bater com o punho fechado na mesa como uma forma de agradecer o professor (substituindo o aplauso).

PEÇA CERVEJA DO JEITO CERTO

Nada de levantar o dedo indicador, como fazemos aqui no Brasil. Na Alemanha você pede cerveja levantando o polegar. Se for mais de uma, os outros dedos estão liberados para fazer o pedido.

SACOLAS PLÁSTICAS NÃO

Na Alemanha não se usa sacolas plásticas no supermercados (você deve levar a sua sacola retornável ou levar as compras de outra forma). Algumas lojas de roupa cobram pelas sacolas de plástico ou papelão. Essa medida fez o consumo de sacolas cair de 5,6 milhões para 3,6 milhões de unidades de 2015 para 2016.

priscilla du preez L3lznpRPZbI unsplash - ePlanet

Curtiu? Já sabia desses costumes?

No próximo post vamos falar mais sobre outras curiosidades culturais da Alemanha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp