TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ST. PATRICK’S DAY

St. Patrick’s Day é o principal feriado da Irlanda, comemorado no dia 17 de março. Mas, você sabe o motivo? Sabe quem foi esse santo?

Conhecido como São Patrício, em português, Saint Patrick é o santo padroeiro da Irlanda. Sua história é muito interessante e cercada de símbolos e lendas.

Tudo começou no final do século IV, quando então com 16 anos, o jovem Patrick foi capturado por piratas em sua terra natal, Banwen, na Grã Bretanha (sim, é isso mesmo: St. Patrick não era irlandês!).

Quando conseguiu escapar, voltou para casa e deu início a sua vida religiosa, no mosteiro de Ésir, na França.

No ano de 432, ele alegou ter recebido um chamado de Deus para levar o catolicismo à Irlanda e evangelizar os celtas pagãos. E assim, retornou à ilha esmeralda.

Uma das crenças mais conhecidas envolvendo o santo é a que afirma que St. Patrick foi o responsável por expulsar as cobras da Irlanda. Ele é representado segurando um cajado esmagando cobras em algumas gravuras antigas.

Contudo, o que se sabe é que elas nunca existiram por lá, uma vez que não há registros científicos.

São Patrício faleceu no dia 17 de março de 461. Segundo o Livro de Armagh, um manuscrito do século IX, ele viveu até os 120 anos.

O TREVO E A COR VERDE 

Apesar dos druidas celtas não terem a menor simpatia por ele, St. Patrick fez muito sucesso entre a população ao usar o trevo, planta bastante comum na ilha, para explicar sobre a Santíssima Trindade: cada folha representando o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

E foi assim que nasceu um dos símbolos mais famosos do St. Patrick’s Day.

A cor verde também faz parte do simbolismo e foi usada durante a rebelião irlandesa de 1798, quando os soldados usaram uniformes verdes no dia 17 de março.

A expressão “The wearing of the green” (vestindo o verde em português) significa usar um trevo ou alguma peça nessa cor, em referência aos soldados da rebelião.

quentin rey QeVXToj JC8 unsplash - ePlanet

CERVEJA VERDE NO ST. PATRICK’S DAY

Tradicionalmente, a folha do trevo era colocada no fundo das canecas de cerveja e comida no final. Hoje em dia é colocada uma dose de menta para que a cerveja fique verde. No Brasil, é comum usar corante artificial para dar esse efeito.

De toda forma, a cerveja verde é mais um símbolo dessa data especial.

patrick fore j8bW jBWF8g unsplash - ePlanet

LEPRECHAUN

O duende, conhecido por ser o sapateiro das fadas, é uma figura mitológica do folclore irlandês que também se tornou um símbolo do festival.

Os guardiões de potes de outro ficaram muito conhecidos graças ao filme da Disney “Darby O’Gill and the little people” (A lenda dos anões mágicos), lançado em 1959.

ST. PATRICK’S DAY PELO MUNDO

As comemorações do St. Patrick’s Day ganharam o mundo, principalmente os EUA, devido aos imigrantes irlandeses. É lá, mais precisamente em Boston, que ocorre a maior festa fora da Irlanda.

Em NY existe uma catedral com o nome do santo. A St. Patrick’s Cathedral é a maior catedral católica dos EUA e foi construída entre os anos de 1858 e 1878.

joseph barrientos v8ppjpVTHVQ unsplash - ePlanet

No Brasil, a comemoração ganhou lugar garantido em algumas cidades. Monumentos mudam suas cores para o verde e muitos bares e pubs fazem a festa.

De toda forma, o St. Patrick’s Day é uma ótima oportunidade para conhecer melhor a cultura e as tradições do povo irlandês.

Quer conhecer de perto? A ePlanet tem pacotes de intercambio para a Irlanda. Entre em contato com a gente e saiba mais.

Veja as 10 mais interessantes curiosidades sobre a Irlanda aqui.

“Que seus bolsos sejam pesados, que o coração seja leve e que a boa sorte te persiga noite e dia”, assim diz um dos brindes irlandeses mais famosos.

Que assim seja!

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp